Qual o seu conhecimento sobre as Redes Sociais e seu modo de utilização?

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

PROJETO:"OBRAS MACHADIANAS"

Área de Linguagens e Códigos
Duração: 15 dias
Público Alvo: 8º ao 3º Ano

JUSTIFICATIVA

Para homenagear o maior nome da literatura nacional no centenário de sua morte e com a idéia de aproximar ainda mais os alunos da literatura, pois as obras machadianas além de romances saborosos, possui uma linguagem dinâmica, rica em ironia e que prende a atenção dos alunos.
Ler os clássicos desperta o gosto pela viagem, pela imersão no desconhecido e pela exploração da diversidade. A satisfação de se deixar transportar para outro tempo e outro espaço, de viver uma vida com experiências diferentes do cotidiano. Ter personagens com os quais o leitor de se identifica é mais uma das caracteristicas dos clássicos.
Ao ser lidos desde cedo, os clássicos são absorvidos de uma maneira muito especial porque "a juventude comunica ao ato de ler como a qualquer outra experiência um sabor e uma importância particular", definiu Calvino. E este é o papel da escola: possibilitar o acesso à ficção de qualidade de forma prazerosa.

OBJETIVO GERAL

Envolver a todos os alunos no mindo imaginário da LITERATURA, despertando o prazeroso habito da leitura. Motivando-os através da literatura, Machado de Assis.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS


  • Proporcionar a leitura crítica, por meio da qual o leitor precisa reagir ao texto, verificando se discorda ou concorda com o autor, fazendo assim com que os alunos imprima seu julgamento pessoal e se torne crítico;
  • Estimular a leitura de algumas obras literárias;
  • Contextualizar a história, personagens dos livros a fatos da vida real, ao nosso cotidiano;
  • Ampliação da capacidade de análise literária;
  • Despertar a oralidade, a criticidade dos alunos.

METODOLOGIA
  • Leitura das principais obras de Machado de Assis;
  • Dramatizações de algumas obras;
  • Pesquisas sobre sua vida e obra de maiores desques;
  • Leitura de romances, textos, etc;
  • Leitura e produções textuais;
  • Recitação;
  • Exposições de trabalhos;
  • Manhã e tarde literária;
  • Vídeos;
  • Desenhos, caricaturas;
  • Construções de cordéis;
  • Uso do laboratório (LEI) para estudos e pesquisas;
  • Uso da biblçioteca para estudos e pesquisas.
AVALIAÇÃO

Através da participação, desempenho, criatividade, produções textuais e manhã e tarde literária.

CULMINÂNCIA

  • Confecção de livros, de cada sala com suas produções textuais escritas no decorrer de todo o ano, por série;
  • Apresentação da manhã e tarde literária.

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

01 à 04/12 - Apresentação do projeto na sala, leitura de algumas obras ou textos;
07 à 11/12 - Conhecendo a vida do autor e preparações para manhã e tarde literária.

PROFESSORES REALIZADORES:
Alexandra; Sandra; Gorete; Glaydson; Cristina; Rozeilde; Ermilândia.

Nenhum comentário: