Qual o seu conhecimento sobre as Redes Sociais e seu modo de utilização?

REDES SOCIAIS - UM NOVO GÊNERO TEXTUAL

          A utilização das redes sociais na educação está cada vez mais apropriada para a melhoria no desenvolvimento da escrita e envolvimento entre educadores e alunos.
          Sendo assim, esses educadores e alunos usam algumas redes para trocar experiências, avaliações e conteúdos com informações de aprendizagem em todos os níveis de estudos.
          As redes sociais podem ser usadas de inúmeras maneiras, tais como: criar comunidades de aprendizagem para a escola, classe ou disciplina; compartilhar informações e ideias com outros educadores; gerar um relacionamento didático e dinâmico entre profissionais da área etc.

REDES SOCIAIS: VANTAGENS E DESVANTAGENS
          Não há como negar que a tecnologia trouxe um grande avanço para a vida das pessoas e claro que os último anos tem sido o momento das redes sociais.
          Elas vieram para ficar e se tornaram uma forma de socialização com as pessoas e o mundo.
          As redes sociais fazem parte da rotina de muitas pessoas, ou seja, é uma maneira de comunicação e expressão entre os seres humanos.
          Twitter, Orkut, Facebook, MSN, My Space e tantas outras redes sociais fizeram com que as relações se tornassem cada vez mais tecnológicas. As vantagens são que através delas divulgam-se currículos, trabalhos artesanais, vídeos, empresas, músicas, sites e blogs, as notícias surgem mais rápidas, trocam-se informações, culturas, opiniões e experiências, encontra-se amigos antigos ou até o par perfeito, conhce-se pessoas, compra-se produtos, ou seja, ocorreu uma facilitação da vida para as pessoas.
          As desvantagens é que com elas surgiram os crimes virtuais, os golpes, as pessoas mal intencionadas querendo se aproveitar de pessoas ingênuas, as falsas informações, os perfis falsos, as brigas expostas a todos usuários, a exposição gratuita de imagens e da vida pessoal dos usuários, as pessoas com uma séria dificuldade em se relacionar com as outras, já que só se relacionam no mundo virtual, o vício compulsivo, a apropriação de imagem de outra pessoa e o plágio.
          Sabendo como utilizar as redes sociais e na dose certa não tem nenhum problema.
          O primordial é ter equilíbrio, pois tudo em excesso é prejudicial a nossa vida.
          E claro que a vida real é sempre mais importante que a virtual e jamais deve ser substituída.

UTILIZAÇÃO NA ESCOLA
          Atendendo a uma proposta do Projeto da Área de Linguagens e Códigos referente ao mês de Junho/2011, percebeu-se a grande interação dos alunos que esse "novo" gênero, os mesmos se sentiram mais confiantes nas suas colocações em sala de aula. Notou-se que era uma leitura praticada por muitos e que, portanto, de seu interesse.
         Na outra ponta percebia-se também alunos que, embora em menor número, não tinham conhecimento algum das mesmas nem como utilizá-las. Relatavm ter visto ou conhecimento em apenas novelas ou filmes, mas o fato é que raramente tal "gênero" passou despercebido.
          A partir de então, a Área sentiu a necessidade de explorar a temática, percebendo o grande número de alunos envolvidos em tal atividade. Perceber suas vantagens e desvantagens, meios de utilização e através delas agir em situações que a escola encontasse dificuldades, tais como: envolvimento maior dos alunos na leitura, combater o bullyng ou qualquer tipo de violência (Promoção da PAZ), exercer o Protagonismo Juvenil, a necessidade de comunicação, dentre outros.
          Através da ideia e daquilo que se verificou, a Área, por intermédio das Professoras de Língua Portuguesa, Rose Gomes e Alexandra Araújo aprofundaram-se na temática em atividades de leitura (livros, revistas, internet...), pesquisas em manuais e no campo e apresentações (Feira da Escola). Perceber o impacto que as Redes Sociais, cada vez mais presente no universo de nossos alunos causam na comunidade, foi objetivo a ser atingido.

ENQUETE: O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NA COMUNIDADE DE IRATINGA

Qual o seu conhecimento sobre as Redes Sociais e seu modo de utilização?
a) Conheço e faço do seu uso cotidianamente.
b) Conheço, mas as utilizo com moderação.
c) Conheço, mas não sei utilizá-las.
d) Não conheço e também não tenho "atração" pelas mesmas.
e) Não conheço, mas gostaria de saber utilizá-las.